Estudo da Sophos diz que 72% das organizações governamentais foram algo de ransomware

Cibersegurança e InfoSec Estado Notícias

A Sophos publicou um novo relatório relativo ao sector da administração, “The State of Ransomware in State and Local Government 2022”. Uma das principais conclusões é que 72% das organizações governamentais estatais e locais que foram alvo de ataques de ransomware sofreram encriptação dos seus dados, um valor 7% acima da média combinada de todos os sectores.

De facto, apenas 20% das organizações governamentais foram capazes de travar o ataque antes que os dados pudessem ser encriptados, um valor significativamente abaixo da média intersectorial de 31%. Contudo, ao mesmo tempo, este sector registou uma das taxas de ataque mais baixas, com apenas 58% das empresas atingidas por ransomware em 2021.

Para além de registar uma elevada taxa de encriptação, o sector da administração registou também uma queda significativa na quantidade de dados encriptados recuperados após o pagamento do resgate, em comparação com 2020 – 58% em 2021 contra 70% em 2020, o que também foi inferior à média combinada de todos os setores (61%).

Em 2021 houve um aumento de 70% no número de ataques de ransomware contra organizações governamentais locais (58% foram atacadas vs 34% em 2020);O custo de remediação de um ataque para as organizações governamentais foi o triplo do valor médio dos resgates que este sector pagou.

Para este estudo foram inquiridos 5.600 profissionais de TI em 31 países, incluindo 199 do sector da administração estatal e local, em organizações de dimensão média.