Novo cartão de cidadão vai reforçar segurança

Notícias

O novo Cartão de Cidadão pretende acompanhar as transformações tecnológicas e necessidades de reforço de segurança. Mais de 15 aos depois do seu lançamento, o novo cartão deverá estar disposnível no último trimestre deste ano.

Segundo o Governo, o novo cartão será contactless, “ainda mais seguro, com novos standards comuns a todos os Estados – membros da União Europeia e terá novas funcionalidades digitais, que vão reforçar a sua utilização, com mais conveniência”.

Segundo aponta, serão introduzidas alterações na componente física – como a adição da bandeira da UE em cor azul com as siglas PT em negativo, o nome do documento em inglês com tradução IdentityCard, o símbolo de documento electrónico da ICAO e o código de acesso à componente contactless. Já na componente electrónica será disponibilizado o acesso à informação gravada no chip através de interface contactless, adição da imagem das impressões digitais recolhidas segundo a especificação da ICAO. Por fim, na componente de segurança será introduzida a revisão do esquema criptográfico dos certificados de autenticação e assinatura presentes no Cartão de Cidadão.

Em termos mais visíveis, destaca-se o chip de contacto que passa para o verso do cartão, a fotografia ficará maior e passa para a posição anterior do chip, há ainda um aumento do tamanho da letra dos diferentes textos.

Será também possível activar o cartão de cidadão com recurso a biometria, eliminando a necessidade de entrega presencial do cartão de cidadão para activar os certificados, mediante a utilização de mecanismos seguros e conformes com as disposições previstas nos regulamentos europeus.

Estas alterações foram introduzidas com total garantia de segurança documental e o reforço da cadeia de identidade. Os leitores de cartão utilizados actualmente não terão de ser substituídos, sendo o contactless uma funcionalidade acrescida de simplificação, mantendo a possibilidade de leitura do chip através da introdução do cartão no terminal.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.