Securitas demonstra utilização de drone em operação de segurança

Notícias Segurança Electrónica Segurança Física Segurança Privada

A Securitas demonstrou o serviço aéreo que monitoriza as instalações do Consórcio na Zona Franca de Vigo, na sequência de um acordo para desenvolver um serviço de vigilância por drone como uma solução pioneira de segurança no sector.

O delegado do Estado, David Regades, assistiu aos primeiros testes de lançamento do serviço, acompanhado pelo Director de Consultoria da Securitas, Jesús de la Mora Núñez. Regades explicou que é “um sistema pioneiro que está a ser testado inicialmente no parque dos Balaídos para optimizar a segurança do ambiente e garantir o correcto desenvolvimento da actividade empresarial”.

Para o desenvolvimento deste projecto, a Securitas Seguridad España confiou no seu departamento de Operações Aéreas, que formou seis vigilantes que já possuem um certificado de piloto para estes veículos aéreos, e forneceu-lhes um drone de última geração equipado com uma câmara com um zoom de até 30x de ampliação e outra câmara de infravermelhos com 640×512 pixels.

“Os drones desempenham um papel fundamental na evolução da segurança privada e estão a mudar a forma como muitas instalações são protegidas, mas a sua colocação em prática em conformidade com regulamentos de segurança rigorosos exige conhecimentos, aptidões e experiência. Estamos muito orgulhosos que uma instituição pública tão importante para a indústria galega como o Consórcio da Zona Franca de Vigo, aposte em nós para implementar novas soluções de segurança”, diz Jesús de la Mora, Director de Consultoria da Securitas Security Spain e responsável pela área de Operações Aéreas.

A Zona Franca de Vigo terá um drone para a vigilância das diferentes instalações na sequência de um acordo com a Securitas Seguridad España para desenvolver um serviço de vigilância com drone como solução pioneira de segurança no sector.

A Securitas Seguridad España está autorizada pela Agência Espanhola de Segurança Aérea (AESA) como operador de drones.

A solução de segurança aborda três eixos fundamentais: Segurança, Protecção e Operações. No domínio da segurança, os drones detectarão intrusões, roubo, vandalismo ou derrames, a fim de proporcionar uma capacidade de reacção rápida e eficaz a possíveis cenários de ameaça no parque industrial.

Além disso, reforçarão a protecção dos trabalhadores e visitantes da Zona Franca, graças à sua capacidade de cobrir grandes áreas com uma visão zenital e à precisão das suas câmaras capazes de detectar todo o tipo de incidentes, tais como incêndios, danos nos telhados, bem como a situação das áreas de abastecimento e das suas imediações.

Finalmente, este serviço contribuirá para garantir a continuidade das operações, controlando os factores que podem afectar os processos de actividade na Zona Franca, tais como problemas de tráfego, engarrafamentos, avarias de veículos ou saturação das áreas de estacionamento, entre outros.

A implementação deste sistema pioneiro de vigilância com drones aumenta a protecção contra uma vasta gama de riscos, para além de poder ser utilizado para verificar qualquer incidente e agir da forma mais rápida e eficaz. Desempenha também um importante papel dissuasor e de colaboração na manutenção óptima da actividade comercial.

O serviço de vigilância baseado em drones permite que as imagens sejam vistas na própria consola de controlo do dispositivo, a partir do próprio centro de controlo de segurança da instalação ou de um centro de controlo remoto. No futuro, será possível realizar voos programados com rotas pré-estabelecidas utilizando o posicionamento GPS, sempre sob a supervisão dos pilotos-surveillers.

Se quer ler notícias como esta, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.