Pequenos passos de implementação de um Programa de Segurança Rodoviária – Os Veículos, Seleção e Manutenção

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Por José Guilherme, CTT, Segurança Rodoviária; UPU, Road Safety Expert Team (Chair)

Continuamos com este percurso pela implementação de um Programa de Segurança Rodoviária. Recordo que o tema anterior foi o controlo da sinistralidade. E outro assunto fundamental é a escolha cuidadosa dos veículos que utilizamos e a manutenção que efetuamos. Porque uma seleção cuidadosa e a manutenção adequada dos veículos reduz a probabilidade de acidentes, os ocupantes estão mais seguros em caso de acidente e existem menos avarias.

Veículos mais seguros: Devemos pesquisar informação sobre os veículos, os sistemas de segurança obrigatórios e consultar os testes e ensaios de veículos efetuados por organismos independentes. Vivemos no mundo da informação, tudo está à distância de uma pesquisa.

Preste toda a atenção às características dos veículos, equipamentos de segurança, consumos e adequação ao serviço pretendido.

Não me vou alongar na descrição dos equipamentos de segurança, mas chamo a atenção para a sua importância… Sabia que os airbags reduzem o risco de acidentes graves com ferimentos na cabeça para metade? Que os airbags e o uso do cinto de segurança reduzem as mortes em cerca de dez por cento? O uso correto do cinto de segurança salva vidas e reduz lesões…
Que os airbags laterais também fornecem proteção significativa para ambos passageiros do banco dianteiro e traseiro. No caso do transporte de materiais devemos ter uma atenção especial aos sistemas de fixação e movimentação de cargas. É fundamental sempre ter uma condução defensiva, guardar distâncias de segurança para o caso de uma emergência, mas ter bons sistemas de travões, que impeçam o bloqueio das rodas é fundamental.

Na realidade, todo o desenvolvimento da segurança dos veículos é o resultado de muito trabalho da indústria, de muita análise dos acidentes e todos os desenvolvimentos têm impacto positivo na segurança rodoviária.
Não é por acaso que os veículos circulam com luzes diurnas, ligadas automaticamente, que melhoram a visibilidade do veículo e a estimativa da distância com uma redução resultante no acidente.

Todos os equipamentos que hoje vêm de série, os encostos de cabeça (melhoria na prevenção de lesões em colisões traseiras), os extintores de incêndio, colocados em locais visíveis e ajustados de forma segura, o ar condicionado, que é importante para condições de trabalho mais confortáveis e seguros, o kit de primeiros socorros, etc.

E sobre a manutenção, é importante estabelecer uma política da empresa que assegure que todos os veículos sejam mantidos em condições seguras e adequadas.

Todas as intervenções, inspeções, manutenções, reparações, acidentes, etc devem ficar registadas, e serem a base do planeamento da manutenção preventiva.

Um papel importante está reservado aos utilizadores, são eles que em primeiro lugar detetam alguma anomalia e devem regularmente verificar as condições dos veículos e comunicar as falhas detetadas. Não esquecendo o controlo do desgaste dos pneus e da pressão.

Com o uso de uma boa solução informática de gestão de frotas, é possível ter toda a informação e todos os indicadores e alertas para a gestão eficiente e reduzir o custo de controlo muitas vezes baseado em imensos ficheiros desligados entre si e com trabalhos desnecessários de análise.

E naturalmente com o recurso à telemetria trazer uma segurança e um rigor na gestão das frotas que de outra forma não é possível.

Só assim temos frotas seguras e geridas de forma eficiente!

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