“Vagos na Rota da Segurança” decorre a 28 de Abril

Conteúdo Premium Notícias Segurança no Trabalho

O “Vagos na Rota da Segurança” decorre a 28 de Abril, das 9 às 18h, na zona industrial de Vagos, nas instalações da empresa Segmaz e auditório do núcleo empresarial de Vagos, numa organização da Segmaz. O evento é dedicado à segurança nos trabalhos em altura e pretende dar a conhecer medidas e equipamentos de prevenção nesta área.

Este é o 10º evento que a empresa realiza e vem na sequência dos realizados desde 2014 onde foram abordados temas ligados à segurança e saúde no trabalho, segurança de máquinas, LMRT, amianto, entre outros.

O evento conta com especialistas na área da segurança no trabalho vocacionado para a área da construção civil e prevenção de riscos. Além disso, conta com a participação de alguns parceiros da empresa que farão a apresentação de vários tipos de equipamentos de protecção e prevenção, nomeadamente EPI, EPC e equipamentos de elevação para materiais e pessoas, os quais facilitam não só o trabalho como também promovem a segurança dos trabalhadores.

Com uma larga experiência na área da segurança e saúde no trabalho, Teresa Real, CEO da Segmaz, destaca à Security Magazine que, hoje, o principal desafio que se coloca à segurança “é o comportamento humano e a resistência à mudança”. Como refere, “todos, quer trabalhadores, quer empregadores, deveriam mudar o chip e perceber que a segurança deve fazer parte integrante do trabalho e não ser um motivo de «atraso» nas tarefas”.

“Quando todos conseguirmos ter uma cultura de segurança onde tarefa e segurança estão ao mesmo nível, melhoraremos a nossa competitividade no mercado e ainda aumentaremos a satisfação de grande parte dos trabalhadores”, diz.

Esta necessidade passa por “começar a falar em segurança no trabalho nas escolas, alertar para esta questão e levar as crianças a perguntar aos pais como se protegem no trabalho e o que fazem todos os dias para evitar os perigos, diminuindo assim o risco”.

Como indica, é importante “alertar as consciências e dizer que não é normal ter um acidente de trabalho, pequeno ou grande. O local de trabalho é aquele que deve garantir o futuro dos colaboradores e da sua família, logo cada trabalhador deve pensar em prevenir para chegar a casa saudável”.

A responsável sublinha que a maior preocupação é a “mudança de mentalidades”. Nos empregadores, no sentido de que deverão encarar a segurança como um investimento e não como um custo, e nos colaboradores, no sentido de que deverão encarar a segurança como uma forma de chegarem bem a casa e não como uma imposição.

Teresa Real explica que a empresa, autorizada pela ACT desde 2004, tem como principal actuação a prestação de serviços externos de segurança no trabalho em todos os sectores de actividade. Além disso, diz, “fazemos também CSO para o dono de obra, segurança no trabalho em obra com acompanhamento permanente de TSST ou TST, damos ainda acompanhamento na área de HACCP e somos entidade formadora, direccionada para formação prática na área de máquinas, empilhadores, pontes rolantes, plataformas elevatórias”, entre outros.

A Segmaz “desenvolveu nos últimos dois anos, muito para ir de encontro às oportunidades, a área de enfermagem”, adianta a responsável da empresa.

Para os próximos dois anos, os principais investimentos da empresa passam por “promover a empresa e aumentar a facturação, de forma a que os nossos colaboradores possam estar integrados numa empresa sólida e onde podem partilhar os resultados financeiros da empresa ao fim de cada ano”.

A Segmaz investiu em duas novas viaturas no final do ano passado e, futuramente, os investimentos “passarão pela actualização de software para melhorar o desempenho dos colaboradores e a maior eficácia na resposta ao cliente”.

Se quer ler notícias como esta, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.