1,8 milhões de veículos Stellantis têm Sistema de Alerta de Veículos de Emergência

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Mais de 1,8 milhões de veículos Chrysler, Dodge, Ram e Jeep em circulação nos EUA e Canadá avisam os condutores aquando da aproximação de uma ambulância, de um camião de bombeiros, ou na eventualidade de outro perigo, utilizando o Sistema de Alerta de Veículos de Emergência (EVAS) da plataforma de veículos conectados Uconnect.

Equipamento de série do Uconnect, que mantém os condutores de veículos, desde o Model Year 2018, cientes do que acontece em seu redor com segurança, o EVAS é uma inovação que surgiu do programa Stellantis Star*Up, que estimula e recompensa a inovação dos funcionários da empresa.

“A ampla implantação do EVAS na América do Norte demonstra como a Stellantis está a aproveitar o poder da conectividade e da tecnologia integrada V2X para tornar a mobilidade mais segura para os nossos clientes”, disse Yves Bonnefont, Chief Software Officer da Stellantis.

“O cuidado com os nossos clientes é primordial em todos os mercados em que actuamos, é a base da nossa transformação numa empresa de tecnologia de mobilidade. Temos orgulho de sermos o primeiro fabricante global de veículos a tornar o alerta digital do V2X num recurso de segurança de série para os nossos clientes conectados, estando, continuamente, a procurar expandir os seus recursos.”

Os alertas do EVAS vêm da plataforma Safety Cloud do sistema HAAS Alert, uma solução de alerta digital e do tipo vehicle-to-everything (V2X) usada por milhares de frotas públicas e privadas na América do Norte. Além dos veículos de emergência, o Safety Cloud recebe e fornece notificações geradas por camiões de reboque, veículos parados nas vias, troços em obras e zonas delimitadas por setas, entradas de autoestradas e outros activos e equipamentos rodoviários conectados.

Partindo do EVAS, a Stellantis está agora a avaliar uma próxima etapa nas notificações activas de segurança V2X aos condutores, com o Protocolo de Localização Avançada de Perigos / Hazard Enhanced Location Protocol (H.E.L.P.), trabalhando com a Emergency Safety Solutions Inc.

O H.E.L.P. gera avisos aos condutores que se aproximem de um veículo parado na via. Veículos parados nas bermas ou nas estradas representam um perigo significativo para os demais condutores, em especial à noite ou quando as condições climatéricas reduzem a visibilidade, situação que, nos EUA, contribui, em média, para um acidente a cada sete minutos, matando ou ferindo mais de 40 pessoas por dia, de acordo com a pesquisa publicada no “Accident Analysis and Prevention”, publicação de renome no domínio da saúde pública.

H.E.L.P.: como funciona

Uma vez activado num veículo parado, o H.E.L.P. envia um aviso sobre o veículo e a sua localização exacta para o Safety Cloud do HAAS Alert, que, por seu turno, transmite uma notificação aos veículos que se aproximam, equipados com o Uconnect (ou condutores que usam outros sistemas móveis e no painel, conectados ao Safety Cloud). Isso dá aos condutores 15 a 20 segundos de aviso prévio, equivalendo a uma distância de cerca de 500 metros, considerando a velocidade média da autoestrada.

Através do H.E.L.P., os veículos imobilizados poderão partilhar mensagens críticas de segurança com todos os veículos que se conectarem à plataforma Safety Cloud, desbloqueando um novo recurso fundamental na tecnologia vehicle-to-vehicle (V2V) e ajudando a melhorar a segurança rodoviária para todos os condutores.

O H.E.L.P. pode ser activado manualmente pelo concutor quando o veículo se encontra imobilizado ou automaticamente em situações críticas de segurança, como colisões ou rebentamento de pneus.

Uma melhoria potencial para veículos equipados com o sistema H.E.L.P. com iluminação do tipo LED é a adição da tecnologia H.E.L.P. Lighting Alerts, fazendo piscar as luzes de aviso de perigo e outras luzes externas, num padrão temporal específico e cientificamente ajustado para melhor atrair a atenção visual dos condutores que dele se aproximam.

Base para recursos futuros

Alertas EVAS, chamadas de socorro (SOS) e relatórios sobre o estado do veículo através da app Uconnect formam a base de aplicação dos dados dos veículos que permitem ajudar os clientes da Stellantis. Os proprietários têm acesso a serviços valiosos com os recursos por assinatura activados do SiriusXM Guardian, que incluem rastreamento de veículos roubados, assistência virtual ao condutor e arranque remoto com base em telemóveis.

“A tecnologia que oferecemos hoje ajuda a preparar o terreno para futuras inovações nos veículos”, referiu Mamatha Chamarthi, Stellantis Head of Global Software Business Management. “Começa com o fundamento de que segurança é algo de série. A partir daí, cresce para oferecer aos proprietários recursos práticos a pedido quando se conectam e se inscrevem. Esses recursos de software resultam numa experiência de cliente aprimorada e altamente valorizada com nossas marcas emblemáticas.”

O desenvolvimento de tecnologias avançadas que aumentam a segurança dos veículos e mantêm os condutores informados, incluindo o uso de soluções do tipo V2X e sistemas de veículos conectados, é um elemento fundamental do compromisso da Stellantis com o plano estratégico “Dare Forward 2030”, permitindo oferecer uma mobilidade de ponta que tem como objectivo tornar o grupo líder em satisfação dos clientes, para produtos e serviços, em todos os mercados em que a Stellantis opere.

A Stellantis está a desenvolver a STLA Brain, a STLA SmartCockpit e a STLA AutoDrive, três plataformas tecnológicas 100% novas que serão implantadas em escala nas quatro plataformas de veículos STLA para propulsão eléctrica (BEV) a partir de 2024. A estratégia de software da Stellantis visa gerar cerca de € 20 mil milhões em receitas anuais incrementais até o final da década, apoiadas por um investimento planeado superior a € 30 mil milhões em electrificação e software até 2025.

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