Segurança dos colaboradores é cada vez mais importante

Conteúdo Premium Entrevistas Notícias

A Jungheinrich Portugal é uma empresa fornecedora de produtos para a intralogística, nomeadamente equipamentos de movimentação de cargas. Rita Palma, marketing manager da Jungheinrich Portugal, sublinha que “na indústria e logística, as colisões entre veículos industriais e peões estão entre as principais causas de acidentes graves”. Como aponta, “muitos dos acidentes ocorrem devido ao desconhecimento dos procedimentos de segurança e utilização correcta de equipamentos de trabalho e protecção”. A formação e informação são, na sua opinião, fulcrais”.

Security Magazine – A actividade de movimentação de cargas é intensa e exigente. Actualmente, os acidentes com equipamentos de movimentação de cargas representam ainda uma fatia importante em termos de lesões graves na indústria mundial e são uma das principais preocupações dos responsáveis de segurança. Face a essa realidade, que preocupações em termos de segurança e ergonomia estão patentes nos vossos equipamentos, tendo em vista a redução do número de acidentes que envolvam veículos, condutores/operadores e os restantes colaboradores ou visitantes em circulação no espaço?
Rita Palma – Na indústria e logística, as colisões entre veículos industriais e peões estão entre as principais causas de acidentes graves. Pelo que é necessário garantir a aquisição de máquinas seguras, dar formação aos condutores, conceber de forma correcta os locais de trabalho e verificar periodicamente os elementos do empilhador. Os desafios de segurança que se colocam no sector da intralogística são variados. Na Jungheinrich desenvolvemos o conceito de consultoria e aconselhamento de protecção de 360 graus que permite abranger as cinco áreas de perigo no armazém. As nossas soluções de segurança protegem os colaboradores, mercadorias e equipamento de armazém, bem como as máquinas e dados, de acidentes e de uma utilização indevida.
Enquanto fornecedor de soluções de intralogística é prioritário desenvolvermos equipamentos cada vez mais seguros e ergonómicos, evitando assim riscos de acidentes e proporcionando bem-estar junto dos condutores.
Disponibilizamos uma vasta oferta de sistemas de segurança adaptados a equipamentos que ajudam na prevenção deste tipo de acidentes: câmara de bordo inteligente que ajuda a prevenir colisões entre empilhadores e pessoas, ao detetar qualquer obstáculo e reconhecer se é um peão pela análise da sua forma; as coberturas, para os garfos, magnéticas DAGS que asseguram que cargas transportadas em paletes e contentores plásticos ou metálicos fiquem estáveis nos garfos dos empilhadores; soluções digitais tais como a Localização Indoor, que marca as áreas no armazém particularmente mais propensas a acidentes através de tecnologia de sensores, e avisa o condutor no seu smartphone para reduzir a velocidade, entre outras. Apostamos na formação de condutores de empilhadores que promove uma condução prudente e utilização/circulação correcta do equipamento, manuseamento da carga e dos acessórios.
Na Jungheinrich, também a ergonomia é uma aposta fundamental para evitar baixas por lesões. Um banco ou uma plataforma com uma boa suspensão, manípulos de fácil ajuste e habitáculos espaçosos, garantem que as longas horas de trabalho são passadas com o máximo de conforto possível.
Disponibilizamos ainda inspecções e serviços de assistência e manutenção regular da frota de equipamentos e outras medidas preventivas, evitando o desgaste prematuro e reduzindo o risco de falha ao mínimo. Os equipamentos de trabalho deverão ser verificados regularmente por uma pessoa competente, a fim de garantir a correta instalação e o bom estado de funcionamento.

Muitos destes acidentes resultam da má utilização dos equipamentos. A este nível, que iniciativas são desenvolvidas pela vossa organização tendo em vista a condução segura destes equipamentos?
Muitos acidentes de trabalho ocorrem devido ao desconhecimento dos procedimentos de segurança e utilização correcta de equipamentos de trabalho e protecção. A formação e informação no domínio da Segurança e Saúde no Trabalha (SST) assumem um papel fulcral na intralogística. Um operador de um empilhador deve estar devidamente habilitado para conduzir o equipamento. A formação deve ser encarada como um factor diferenciador, onde o conhecimento e as competências adquiridas contribuem para a valorização não só do colaborador como da própria empresa. O seu envolvimento e a sua familiarização com os procedimentos de segurança estipulados são fundamentais para garantir a sua sensibilização e motivação, dando-lhes poder de tomada de decisão e de resolução de problemas contribuindo activamente para o bem-estar, saúde e segurança. Na Jungheinrich disponibilizamos a Formação Certificada de Segurança na Operação de Empilhadores em parceria TÜV Rheinland, que tem como objectivo habilitar os formandos para a condução destes equipamentos, obedecendo às regras de segurança em vigor.
No que se refere à SST, investir na qualificação das pessoas assume especial destaque. É através da formação que os colaboradores alteram atitudes, aprendem novos comportamentos, identificam os factores de risco associados às suas tarefas, bem como os métodos de trabalho mais seguros e medidas de protecção/prevenção.

Recentemente, a vossa empresa implementou novos recursos ou inovações aos vossos equipamentos tendo em vista a melhoria da segurança e ergonomia dos mesmos?
Como referido, os equipamentos da Jungheinrich disponibilizam várias soluções de segurança que envolvem a colocação de sensores, permitindo controlar a velocidade dos equipamentos quando existe o reconhecimento de pessoas ou obstáculos. Podemos ainda considerar a adopção de luzes no veículo, que permitem sinalizar o perímetro de risco e alertar para a aproximação deste antes de ser visto pelos peões. Em trabalhos em altura, mesmo em stackers, a colocação de tectos de protecção contra a queda de carga aumenta a segurança do operador. A câmara de marcha-atrás da Jungheinrich com sistema de detecção de pessoas reduz o risco de colisões causadas por empilhadores em marcha-atrás.
Também as boas práticas por parte dos operadores podem ser fomentadas através da utilização de mecanismos que permitem a activação do equipamento, somente após uma determinada sequência: detecção da ocupação do veículo e o cinto apertado. Outra solução passa pela colocação de sensores em plataformas, que assegurem que o condutor mantém os membros inferiores protegidos dentro do equipamento.
No que respeita à protecção da carga, temos ainda lasers e câmaras que auxiliam o operador na colocação de cargas em altura e também sistemas que permitem a parametrização das alturas do armazém e alertam para excesso de capacidade em altura. Disponibilizamos, entre outros exemplos, a opção curveCONTROL, em que a velocidade do equipamento é ajustada automaticamente nas curvas em função da carga e do ângulo de direcção: quanto maior for a carga, mais reduzida será a velocidade nas curvas. Desta forma, reduz-se de forma significativa o perigo de tombo e deslizamento, aumentando-se, simultaneamente, a segurança no armazém, tanto para os colaboradores e equipamento como para as suas mercadorias.

Quando existe um novo aluguer ou aquisição de um equipamento de movimentação de cargas, estes dispositivos de segurança são opcionais com custos associados ou já integram o equipamento na origem sem qualquer custo adicional?
No que diz ao aluguer de equipamentos alugamos com as condições que a lei prevê e as necessidades do cliente.

•Todos os equipamentos cumprem a lei
•FDL à medida do cliente, equipamentos
•Curta duração tem extras não cobrados, floor spot, iluminação frontal, redução velocidade com garfos descidos curveControl
•Custos adicionais são muito inferiores ao custo de segurança do cliente e damos a oportunidade ao cliente para escolher

Observando a realidade portuguesa, considera que as empresas valorizam a segurança dos seus equipamentos de movimentação de cargas ou este factor ainda é encarado ainda como um custo?
A segurança dos seus colaboradores é cada vez mais importante para as empresas. A utilização de empilhadores e outros equipamentos de movimentação de carga expõe o operador e colaboradores que trabalham na área envolvente a um conjunto de riscos que se podem traduzir em acidentes de trabalho, com consequências humanas e materiais graves. Pelo que as empresas, estão cientes que assegurar o manuseamento seguro deste equipamento requer o cumprimento de regras e a adopção de boas práticas durante a sua utilização, bem como a aposta em soluções que reduzam ao mínimo qualquer tipo de risco para os seus colaboradores.

Se quer ler notícias como esta, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine..