6,72% dos 12.378 roubos de carga indicaram um local de “estacionamento não classificado”

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Os roubos de carga de camiões deixados em locais de estacionamento não classificados na região da Europa, Médio Oriente e África (EMEA) diminuíram drasticamente desde a pandemia, à medida que as empresas tomam medidas mais proactivas para proteger a resiliência das suas cadeias de abastecimento, de acordo com novos dados da Transported Asset Protection Association (TAPA EMEA).

Com base em relatórios de ataques criminosos às cadeias de abastecimento na EMEA comunicados ao TAPA EMEA Intelligence System (TIS), a base de dados de crimes de carga da Associação da indústria de segurança e resiliência da cadeia de abastecimento, 53,4% ou 6 545 dos 12 259 incidentes em 2019 foram registados em locais de estacionamento não classificados.

Em 2022, apenas 6,72% dos 12.378 roubos de carga comunicados à TAPA EMEA indicaram um local de “estacionamento não classificado”, 832 incidentes no total, enquanto, para os 10.698 crimes de carga registados até agora em 2023, menos de 4,6% foram comunicados à Associação em locais de estacionamento não classificados.

“O crime de carga global na região da EMEA continua a aumentar de ano para ano, mas quando olhamos para os dados de incidentes registados fornecidos pela indústria, agências de aplicação da lei e outras partes interessadas desde 2018, há uma tendência clara e acelerada de queda no número de crimes de carga que ocorrem em locais de estacionamento não classificados. Em 2018 e 2019, mais de 53% de todos os incidentes comunicados anualmente à TAPA EMEA indicavam este como o local. Nos últimos 3 anos, esta percentagem tem vindo a diminuir a um ritmo cada vez mais rápido; para 41,8% em 2020, 21,9% em 2021 e 6,7% no ano passado. Em 2023, a tendência até agora é ainda mais baixa, com 4,5%.

“Os membros da TAPA EMEA estão a contribuir para esta melhoria porque podem aceder aos nossos padrões completos da indústria de instalações (FSR), camiões (TSR) e estacionamento (PSR). Só adoptando uma estratégia de segurança da cadeia de abastecimento de ponta a ponta é possível mitigar os crescentes riscos de segurança da carga que as empresas enfrentam actualmente. A nossa capacidade de fornecer informações sobre milhares de casos de crimes contra a carga e formação para apoiar a implementação das nossas normas está a permitir que os nossos membros mantenham os mais elevados níveis de resiliência da cadeia de abastecimento”, afirmou Thorsten Neumann, Presidente e Diretor Executivo da TAPA EMEA.

“Além disso, tendo em conta a grande atenção dada à resiliência da cadeia de abastecimento durante a pandemia e a necessidade de as empresas protegerem as entregas de ponta a ponta para manterem as relações com os clientes, estas estatísticas podem também demonstrar uma maior sensibilização das empresas e dos condutores para a necessidade de pensarem e planearem os seus requisitos de estacionamento. Isto resulta num número significativamente menor de ataques a camiões em parques de estacionamento não seguros e, consequentemente, em menores perdas de produtos nestes locais, o que naturalmente saudamos”.

Embora o número deste tipo de incidentes revele um declínio significativo, com base nos dados registados, a TAPA EMEA continua a destacar as perdas de elevado valor que podem resultar de más decisões de estacionamento. As perdas comunicadas à base de dados TIS da Associação em 2023, em que os criminosos visaram veículos em lugares de estacionamento não classificados, incluíram:

1,5 milhões de euros – roubo de produtos electrónicos de um camião estacionado na Baixa Saxónia, Alemanha, em 19 de abril
135 000 euros – um carregamento de electrodomésticos roubado de um veículo em Bratislava, Eslováquia, em 14 de janeiro
102 000 euros – o roubo de um camião na Baixa Saxónia, Alemanha, em 27 de maio
100 000 euros – 40 bicicletas eléctricas roubadas de um camião na Saxónia-Anhalt, Alemanha, em 26 de abril
A TAPA EMEA tem liderado o esforço para estabelecer locais de estacionamento de camiões mais seguros em toda a região para ajudar as empresas a proteger os condutores, os veículos e as suas cargas de elevado valor/alvo de roubo.

Em 2018, a Associação lançou um novo Padrão da indústria de Requisitos de Segurança de Estacionamento (PSR) para Operadores de Locais de Estacionamento (PPOs) para ajudá-los a identificar os níveis mínimos de segurança que os clientes precisam. O PSR é agora o padrão mais adoptado na EMEA para estacionamento seguro, com o banco de dados de estacionamento seguro TAPA EMEA PSR actualmente dando às suas empresas membros acesso a mais de 20.700 vagas de estacionamento em 87 locais em 16 países, um aumento de 10% ano a ano. Uma nova versão 2023 da PSR foi lançada em janeiro, após uma revisão da norma para ter em conta ameaças de segurança novas ou emergentes.

Em abril, a TAPA EMEA recebeu também o estatuto de Centro de Formação Oficial da Comissão Europeia para a sua Norma EU Safe & Secure Truck Parking Areas (SSTPA), que está também a trabalhar para ajudar a financiar e estabelecer mais locais de estacionamento profissionais na Europa.