Educação, Jogos Sérios e Segurança Digital: Uma Aliança Necessária para o Futuro

Cibersegurança e InfoSec Notícias Opinião

Por Hugo Barbosa, Engenheiro Informático, Docente Universitário

A educação é a chave para a evolução de uma sociedade, não trabalha apenas o caráter das gerações, mas também determina o nível de inovação e competitividade de um país. À medida que na sua forma global, o mundo evolui, a educação precisa de se adaptar e preparar para os desafios emergentes. Nesse contexto, a tecnologia e em especial os jogos sérios e a segurança digital podem desempenhar um papel fundamental na construção de uma educação mais alinhada com as novas necessidades do século XXI.

Os jogos sérios, serious games na versão em inglês, são uma forma de aprendizagem com recurso a elementos lúdicos, como também pedagógicos. Esta abordagem pode ter o poder de conquistar os alunos de maneira significativa, permitindo que aprendam de forma mais ativa e prática.

Os jogos sérios podem oferecer uma experiência de aprendizagem imersiva e ser adaptada a uma variedade de conteúdos e idades.

Ao transformar a aprendizagem numa experiência envolvente, os jogos sérios podem motivar os estudantes a explorar tópicos complexos de forma autónoma e criativa. No entanto, a introdução de jogos sérios na educação também levanta preocupações sobre segurança digital. A internet é um ambiente vasto e complexo, podendo estar repleto de ameaças e riscos para os jovens.

É fundamental que as instituições de ensino, implementem medidas rigorosas de segurança digital, a proteção de dados pessoais e o bloqueio de conteúdo inapropriado é insuficiente, urge ir mais além.

Todos aqueles com responsabilidades no processo educativo, precisam fornecer orientação sobre como os estudantes se podem proteger online e mesmo offline, promovendo a consciencialização sobre segurança digital, privacidade, pegada digital e a importância de partilhar informações pessoais com responsabilidade.

Considerando os pontos anteriores, a educação, os jogos sérios e a segurança digital podem formar uma aliança poderosa para o futuro da aprendizagem. Os jogos sérios podem ser um elemento inovador no ensino, podendo torná-lo mais atraente e eficaz. Contudo, a segurança digital deve ser considerada uma prioridade por todos os intervenientes que utilizam este elemento como recurso pedagógico.

Apenas em simbiose, se pode criar jogos sérios que sejam educativos e seguros. A união destes três pilares é relevante para o futuro, pois contribui para o empowerment necessário num mundo cada vez mais digital, interligado e global.