JMJ vai contar com 16.000 elementos das forças de segurança e protecção civil

Notícias

O plano de segurança da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre em Agosto, em Lisboa, foi apresentado na semana passada. Em termos globais serão mobilizados 16.000 elementos das forças de segurança e protecção civil.

A fase de planeamento envolveu 187 reuniões e visitas técnicas, 33 entidades e 11 planos sectoriais de segurança. Entre as entidades envolvidas, destaque para o SIS, SIED, GNR, PSP, CNCS, SEF, Interpol, Europol, Siresp, AT, PJ, ANAC, ASAE, Infra-estruturas de Portugal, INEM, PM, SIRP, SEF, entre outras.

O plano visa a máxima segurança e a mínima perturbação e segue uma metodologia de integração, multi-agência com uma perspectiva holística da segurança, seguindo um modelo de coordenação centralizada com autonomia técnica e táctica de actuação.

Durante o evento será realizado um controlo de acessos à zona do recinto para gestão da sua lotação, sendo estabelecida parcerias com as operadoras de telecomunicações e autarquias.

A contagem de pessoas por via das operadoras telefónicas é uma prática comum em eventos de grande volume de pessoas, existindo exemplos em Portugal dessa utilização.

Irão existir ainda preocupações com o controlo do espaço aéreo sendo estabelecidas quatro zonas de exclusão aérea em Lisboa e Fátima, constrangimentos em 23 aeródromos e sistemas de detecção de drones não autorizados.

As fronteiras com 21 pontos de passagem autorizados terão controlo selectivo com base em indicadores de risco e informações.

Ao nível das comunicações haverá aumento da capacidade de resposta e resiliência dos circuitos de comunicação de emergência, reforço das seis estações na zona de Lisboa, reforço das redes gerais de telecomunicações e activação de 500 números de telemóvel prioritário para controlo e comando.

A estrutura de coordenação e controlo irá contar com um centro de coordenação e controlo, um centro de informações e cooperação policial internacional, uma célula de coordenação da comunicação e um gabinete de crise.

Estima-se que o evento receba cerca de 1 milhão de pessoas, assumindo-se como o maior evento alguma vez realizado em Portugal. O evento decorre nos concelhos de LIsboa, Loures e Oeiras entre 1 e 6 de Agosto.

Mais notícias