Roubo de identidade entre tipos de fraude interna com maior risco

Notícias

O roubo de identidade foi identificado como um dos tipos de fraude interna que fragilizam a segurança das empresas. Esta tendência, que está a aumentar, surge no contexto da introdução de um número crescente de dispositivos e sistemas tecnológicos no quotidiano, que está a condicionar os planos de prevenção da fraude em muitas organizações, indica um recente relatório da Prosegur Research.

O relatório analisa o mundo da fraude interna, um dos actos criminosos com maior impacto económico, reputacional, social e de governance que atinge as organizações actualmente. O novo relatório, além de identificar e analisar as variáveis que afectam a actividade empresarial, aponta as tendências futuras, permitindo às empresas ganhar terreno na prevenção da fraude.

Além do roubo de identidade, também foram identificadas como tendências da fraude interna a apropriação indevida de activos, a fraude nas plataformas, a fraude do CEO e a fraude financeira e corrupção.

A apropriação indevida de activos tem uma relação directa com a segurança física e inclui infrações como furtos em lojas, vendas falsas de stock, roubo de materiais ou a criação de faturas falsas para apropriações indevidas.

A fraude nas plataformas está relacionada com o facto de estas terem adquirido um papel muito relevante no funcionamento das empresas, incluindo plataformas financeiras, comerciais, de redes sociais e de comunicação.

A fraude do CEO verifica-se quando os autores dos ataques tentam aceder às empresas fazendo-se passar pelo CEO através de interacções com um colaborador.

Por último, a fraude financeira e a corrupção dizem respeito a activos financeiros, contas fraudulentas e fraude fiscal, incluindo actos como a avaliação indevida de activos ou rendimentos fictícios. Além disso, inclui todos os actos que são directamente influenciados pela corrupção, como a extorsão económica, o suborno, as propinas ou os conflitos de interesses.

A Prosegur Research alerta para o facto de que, para fazer face a estas ameaças, é necessário realizar um trabalho abrangente e transversal nas organizações, envolvendo diferentes departamentos.